A cirurgia bariátrica consiste em um meio de tratamento da obesidade através de um procedimento que diminui o estomago do paciente, facilitando o processo de emagrecimento. Pelo fato dessa cirurgia resultar em uma grande perda de peso, é comum que muitas pessoas que o realizam ficam com excesso de pele, fazendo com que seja necessário a realização de uma abdominoplastia, também chamada de cirurgia reparadora pós bariátrica.
Se houver recomendação médica, a cobertura dessa cirurgia pelos planos de saúde é obrigatória, uma vez que é uma extensão do tratamento da obesidade.
Esse procedimento não serve apenas para o abdômen, mas sim para excesso de pele nos braços, cintura, seios, desde que haja indicação médica reforçando tais pontos.
Lembrando que, embora o resultado final deste procedimento seja estético, é pacífico o entendimento de que a bariátrica engloba a reparação desses tecidos, não tendo essa natureza estética, mas sim para o bem estar e complementação do procedimento inicial (bariátrica) realizado anteriormente.